Toca a passear

Não há nada que me dê mais prazer que passear ao ar livre.
Esta estação do ano é deliciosa, nos dias de sol, claro!

Podemos ir sem destino pelo campo e logo aparecem imensas coisas para explorar:
cogumelos - eu como não tenho muita experiência limito-me a a observar, colher só acompanhada de pessoas com conhecimento

pegadas - com a terra húmida são muito fáceis de encontrar. As minhas favoritas são as de texugo, mas desde cão, gato, geneta (muito semelhante à do gato), raposa (pode ser semelhante à do cão mas é mais alongada), saca-rabos, doninha, javali, coelho e lebre, toirão e lontra nas zonas com cursos de água,  algumas aves e com sorte de ratinhos (são um mimo, muito pequeninas tipo pontinhos), entre outras.

Arbustos e árvores - agora os sobreiros e as azinheiras estão carregados de lande e bolota, os miúdos adoram levar algumas para casa.

Fornos de cal, fontes... - algum deste património está escondido e infelizmente pouco tratado, mas são sempre agradáveis estas descobertas.

Aves - a sua observação é relativamente fácil e se tivermos um guia de aves por perto é interessante tentar descobrir a espécie ( o que uso mais é o da FAPAS)

Lixo - infelizmente não consigo fazer um passeio sem ver coisas menos naturais. Recolhe-las de forma segura também pode ser um objectivo

E tantas outras coisas que só no campo podemos observar.

Tentar sempre fazer pouco barulho para não perturbar e respeitar todos os lugares.

Toca a passear.

Comentários