Sei que não mudo o mundo, mas sinto-me bem em fazer o qua acho estar correto.

Todos falam de crise, todos falam em poupar. Concordo plenamente!!
Com atitudes simples podemos amealhar alguns euros, que mesmo parecendo insignificantes, podem encher rapidamente o mealheiro: grão a grão...
Eu sempre tive, ou tentei ter, uma postura correta em relação ao consumo. Nada de exageros, mas sem chegar à forretice.
Existem certos desperdícios que me perturbam, um deles é sem dúvida a água.
Não é o bem mais caro, mas é dos bens mais importantes (ou o mais importante), daí tento esbanjar o menos possível este que é considerado o petróleo transparente.
Tendo em consideração que há pessoas que não têm acesso a água potável, chegando a percorrer mais de 100km para a obter, é imperativo que nós, que temos água mais do que suficiente, lhe dêmos o devido valor.
Ora aqui vão algumas dicas que também aplico para poupar este bem que considero precioso (e alguns euros):
  • Tenho um balde de 10 litros na banheira que recolhe a água fria, esta é usada na sanita, para lavar o chão, para regar as plantas...
  • A água que recolho do desumidificador ou na máquina de secar, é igualmente utilizada da forma supracitada;
  • Uso as máquinas (loiça e roupa), sempre com a carga máxima;
  • Cozinho os alimentos utilizando a água suficiente, tento não usar mais do que o necessário;
  • Banhos diários rápidos;
  • Nas torneiras tenho um redutor de caudal;
  • Lavagens grandes (terraço, carro) só quando estritamente necessário;
  • Antes de colocar a loiça na máquina, coloco-a dentro do lava-loiças e seleciono a que pretendo lavar à mão (colheres de pau, facas, ...), enquanto lavo esta loiça, aproveito a água para fazer uma pré-lavagem às peças que irão para a máquina, e assim posso utilizar um programa mais económico;
  • Bebo água da torneira que é de excelente qualidade;
  • Chá que não se bebeu, é usado na rega das plantas;
  • Reduzo o consumo, reutilizo os bens e reciclo;
  • Tento incutir estes princípios aos que me rodeiam, miúdos e graúdos
  • ...
Todos estes gestos são simples, não precisam de preparação nem de tempo investido, apenas de boa vontade.
Acredito que também estou a proporcionar um futuro melhor às crianças de hoje.

Comentários