As calorias!

Ora, a minha Domyos VM 200, à medida que me exercito, vai-me dando informações importantes. 

Uma delas indica as calorias gastas. Sei perfeitamente que é uma valor estimado, pois depende de pessoa para pessoa, do seu metabolismo e de outros fatores como a temperatura, o esforço,...

Mas é sempre engraçado fazer o registo de quantas calorias supostamente perdemos nos minutos que investimos a pedalar.

Eu hoje fui um pouco preguiçosa e só fiz 18 minutos de bicicleta, que equivaleu  a cerca de 300 calorias.

Mas o que é isto???

Sabendo que uma mulher deve consumir, dependendo das atividades que tem ao longo do dia, da idade, do peso,..., entre1200 e 2200 calorias, perder 300 calorias parece-me bastante bem, mas... vamos ver, por exemplo ao que corresponde.

Consultando a tabela que encontrei AQUI, percebo que rapidamente ultrapasso as tais 1200 calorias (que julgo ser o valor mínimo que necessito).

Se quero emagrecer tenho de ingerir menos calorias do que as que gasto, para que o meu organismo seja obrigado a ir às minhas fofas reservas.

Pelas minhas contas estas 300 calorias ficam aquém do que devo mesmo perder. Ora analisem:

hoje ingeri desde manhã (sumariamente):

  • leite com café e açúcar (aprox. 160 cal)
  • tosta com queijo e fiambre (aprox. 250 cal)
  • sopa de espinafres com batata (aprox. 215 cal)
  • ovos, salsichas, arroz, salada (aprox. 480 cal)
  • pêra (aprox. 38 cal)
  • iogurte e bolinho (aprox. 180 cal)
  • chá preto e 3 quadrados de chocolate (aprox. 30 cal)
  • sopa de couve com feijão (aprox. 289 cal)
  • filetes com puré e salada (aprox. 500 cal)
  • maçã (aprox. 45 cal)
Hoje só ingeri, aproximadamente,  2187 cal. Se o meu metabolismo der conta das tais 1200 calorias, ainda fico com 987 que tenho de consumir com exercício, atividades diárias, caminhar...

Conclusão, se não tiver também algum cuidado com o que como, o meu objetivo pode não ser alcançado, pelo menos em tempo útil (até ao Verão :)

A partir de amanhã: redução da ingestão de calorias! Para além de manter o meu exercício diário.

Comentários