PCR (Proteína C Reativa)

O colesterol elevado já me é familiar, agora apercebi-me que também tenho o marcador bioquímico PCR acima dos valores considerados normais (0,5).
Este biomarcador indica a possibilidade de haver inflamação nas artérias, logo risco de doença coronária, entre outras.

Ora, com rebentos ainda novinhos chateia-me pensar que posso estar ou ficar doente. Assim, toca a mudar de hábitos.

Acho que é uma tarefa bastante difícil e a força de vontade não pode faltar. Escrever faz com que registe esta intenção e torna-se um compromisso, que tendo sido assumido, tem de ser levado até ao fim, ou seja, mudar mesmo de hábitos e não ter recaídas (dando lugar às exceções que também são saudáveis, quando estas assumem mesmo o carácter de exceção).

Lendo algumas coisas sobre o tema percebi que existem alimentos e atitudes que até ajudam a melhorar determinados índices, entre eles a PCR.
Assim, vou aqui registando alguns, mal não hão-de fazer :)
  1. Chocolate preto - dois a três quadrados por semana, atenção ao excesso que piora a situação;
  2. Vitamina C - encontra-se em vários alimentos, mas os citrinos são os campeões;
  3. Vinho tinto - no máximo um copo por dia;
  4. Ómega 3 e 6 - aumentar o consumo de gorduras boas, presentes no peixe e ovos, mas também no abacate, nos frutos secos como nozes, avelãs, amêndoas, no azeite, entre outros;
  5. Exercício físico regular - e aí tenho mesmo de fazer um plano...
  6. Cuidar da higiene bucal e dentária – as pessoas com má higiene da sua boca têm 70% de risco de desenvolver uma doença cardíaca em contraponto com as pessoas que lavam os dentes pelo menos duas vezes por dia;
  7. Reduzir a ingestão de hidratos de carbono e optar sempre pelos de melhor qualidade - batata-doce em vez de batata, mel em vez de açúcar, leguminosas (ervilhas, feijões e favas) em vez de cereais,... 
  8. Evitar ou reduzir o consumo de alimentos transformados industrialmente. 
Como não fumo, nem sou obesa, tenho de atacar nos outros setores :)


Vamos ver como corre ;)

Comentários