Sopa e Esparregado de Urtigas

Caem umas pinguinhas de água e lá tenho eu o quintal cheio de ervinhas frescas e verdinhas.

Se virmos as coisas pelo lado positivo, até nem é mau, pois no meio de tanta vegetação, alguma é comestível e nem tivemos de nos preocupar com a sementeira.

Neste pedacinho de terra tudo é biológico, entenda-se por "desprovido de aplicação de qualquer produto farmacêutico há muitos anos", ora, com uma qualidade e segurança acima do normal (acho eu :)
No meio de tanta ervinha daninha consegui colher algumas urtigas, famosas pelas suas propriedades, e, confesso, muito apreciadas por mim na cozinha.

Colhi, com uma tesourinha, lavei-as em água corrente e com a ajuda de uma pinça, que a sua proteção é implacável e eu não sou das masoquistas...
 




Como são vegetais muito tenros, podemos fazer o que quisermos.

Comecei por fazer sopa.
Fica muito semelhante à sopa de agrião ou de nabiças, mas com o sabor das urtigas.




A base é simples:
  • Cebola;
  • Batata;
  • Cenoura;
  • Alho;
  • Courgete.


Depois de tudo cozido, passamos e adicionamos as folhas de urtiga ao creme.
Deixamos ferver mais um pouco, temperamos com sal e azeite e... já está.


Como apanhei muitas urtigas, aproveitei e fiz esparregado, também bastante apreciado cá por casa.

Faço sempre a olho, daí não publicar as quantidade, mas os ingredientes para o esparregado foram:
  •  Azeite;
  • um golpe de vinagre;
  • Alho;
  • Urtigas;
  • Farinha;
  •  Água;
  • sal.

São receitas que recomendo! Fáceis e que se preparam num instantinho.

Experimentem!!

Comentários