A Biblioteca vem à minha aldeia, a Aldeia é que não vai à biblioteca...


Conheci, através de uma amiga, o blog "Histórias à Beira Rio", escrito por alguém que periodicamente vem à minha aldeia.
Um destes dias, essa minha amiga envia-me um email onde dizia:

"Li este post e lembrei-me que gostarias de saber, uma realidade, triste, que já comentámos algumas vezes..."

E foi de facto com alguma tristeza que li aquele desabafo.

A BIA, Biblioteca Itinerante de Abrantes, desloca-se com determinada periodicidade às aldeias do concelho, levando alguns livros, revistas, jornais, um computador com acesso à internet e claro a oportunidade de darmos sempre dois dedos de conversa. Para miúdos e gente graúda, tudo cabe dentro daquela carrinha.

Já a visitei algumas vezes, também na companhia dos meus pequenos, onde pude com facilidade requisitar livros. Hoje a frequência dessas visitas é quase nula, devido aos horários que pratico, mas tenho, e sempre tive, consciência que este serviço tem um valor incalculável.
Faz-me lembrar a biblioteca da Gulbenkian que vinha há muitos anos e através da qual conheci muitos livros e histórias. Era uma carrinha vermelha...

Sei que não é fácil, gerir a correria, os compromissos, mas para que estes privilégios se mantenham - sim, considero um privilégio os livros virem ter comigo :) -  devemos-lhes dar a importância que merecem.

Aqui ficam as datas em que a BIA visita a freguesia de Martinchel este ano:

Horário: 15h30 às 16h45

Datas: 10 outubro
            29 outubro
            19 novembro
            09 dezembro
            27 dezembro

E podem contar com a minha visita, em alguns destes dias.

Freguesia de Martinchel

Martinchel // 15:30 às 16:45
Datas
03jan; 23jan; 12fev; 01mar; 22mar; 11abr; 03mai; 23mai; 13jun; 05jul; 24jul; 13ago; 03set; 20set; 10out; 29out; 19nov; 09dez; 27dez;

https://historiasabeirario.blogs.sapo.pt/as-historias-visitam-a-aldeia-258166
reguesia de Martinchel

Martinchel // 15:30 às 16:45
Datas
03jan; 23jan; 12fev; 01mar; 22mar; 11abr; 03mai; 23mai; 13jun; 05jul; 24jul; 13ago; 03set; 20set; 10out; 29out; 19nov; 09dez; 27dez;

Comentários