Reciclagem - Máquina de recolha de garrafas no Entroncamento

 Estou muito contente :)

 

Há muito que acredito na regra dos 3 R's, que alguns já somaram mais R's, mas o essencial está em:


  • Reduzir o consumo, perceber se precisamos mesmo de o adquirir;
  • Reutilizar, pensar em novas utilizações para determinadas embalagens, quando tal é possível;
  • Reciclar, colocar simplesmente no ecoponto para as entidades competentes lhe darem uma nova vida.

Ora, algo que parece tão fácil está repleto de entraves, de mitos, que só condicionam o futuro do planeta, o nosso futuro.

São várias as campanhas que decorrem há anos, uma mais gerais, outras mais pormenorizadas, de falta de informação não nos  podemos queixar... mas pouco muda :(

Ora, foi com satisfação que encontrei uma das 23 máquinas de recolha de garrafas de plástico perto da minha zona. Trata-se de um projeto piloto que envolve várias entidades. 

Fiquei feliz, pois abre mais uma possibilidade de convencer os mais incrédulos ou difíceis a fazerem a separação (pelo menos de algumas embalagens).

Sei que quem recicla há vários anos, como na minha família, essas máquinas pouco vão acrescentar, destinam-se essencialmente a compensar (de certa forma) o depósito das embalagens a quem ainda não o fazia, em troca de um valor (simbólico). 

Por outro lado também permite que sejamos mais altruístas, pois podemos doar esse valor a instituições de apoio social, que podem beneficiar com um gesto tão simples como o de reciclarmos uma garrafa.

Assim, se forem ao Entroncamento, no E. Leclerc, encontram uma dessas máquinas. 

Mas nem tudo pode ser lá colocado.  

As garrafas, até 2 litros,

  • Não devem estar espalmadas
  •  Não devem ter líquidos
  • Devem ter tampa
  • Devem ter rótulo com código de barras. 

(Estas regras devem ser mesmo cumpridas, pois já assisti a colocarem embalagens sem tampa que depois foram rejeitadas pela máquina).

Depois de serem depositadas sairá um talão com o valor respetivo, que poderá ser utilizado em compras na superfície comercial ou  doá-lo a uma instituição de apoio social.

As 23 superfícies comerciais estão enumeradas no site dovelhosefaznovo.pt.

Já agora aproveito para divulgar a campanha do momento, que me parece ser a mais bem concebida até agora... também gostei da do chimpanzé!!

https://youtu.be/lGNduei2Llo

 Continuação de boas escolhas ;)




Comentários